Alimentação da Companhia


DEPÓSITO DE GÉNEROS: O cabo Lage na sua leitura de romances policiais para matar o tempo e eu à espera não sei do quê ... O tempo teimava em passar e agora num ápice estamos 40 anos mais velhos.










                      
REFEITÓRIO DO RANCHO GERAL:
ao meio-dia o pessoal da Companhia fazia a formatura para o almoço. Mas primeiro o oficial de dia tinha de provar a comida numa pequena travessa em inox, que continha sopa, o prato principal, pão e uma peça de fruta ou vinho.                                                                                                               


                                                                                                     
                                                                                                 

A pequenada do Kimbo à espera das sobras do almoço para eles e para a família. Estes miúdos passavam a maior parte do tempo no quartel e às vezes com o Administrador local. Já falavam a nossa língua ao contrário dos outros nativos de raça Ganguela.
Sentado nos sacos de cereais e ao lado do concentrado de tomate. A alimentação provinha quase toda de alimentos enlatados e secos como os desidratados, feijão, grão, massas, arroz. Tínhamos uma horta perto do rio onde plantámos couves, alfaces e outros vegetais. Lembro-me de ter comprado numa loja em Setúbal, quando vim de férias,  uns pequenos sacos de sementes para cultivar lá.   

 

 





                                                                                                     
Eu e o Lage em frente à recém chegada câmara frigorífica que nunca chegou a ser utilizada por falta de energia eléctrica a tempo inteiro. Foi pena porque teria sido muito útil derivado à quantidade de carne de caça que conseguíamos quase todas as semanas.                                                                                                    
                      





O padeiro, o saudoso Virgílio, falecido há uns 12 anos, na preparação do forno para cozer o pão. O segredo estava numa temperatura adequada à sua cozedura, já que a matéria prima era de boa qualidade e Virgílio era muito competente, um bom alentejano da zona de Santiago do Cacém.
                     
                                                                                                     
O Pires a preparar uma boa feijoada para o jantar do rancho geral. Era um dos pratos mais apreciados, não fosse uma grande maioria composta por nortenhos, mais pròpriamente transmontanos. Às vezes a ementa constava de peixe frito com arroz de tomate e quem não se lembra dos estilhaços de frango com esparquete. Também havia o famoso Bacalhau com todos. Um prato baptizado pela Companhia 305 era o Bife à Quirungosa (bife de carne de caça, batata frita e ovo a cavalo.


O soldado negro com o penso na cara é um primo em primeiro grau do famoso jogador do Vitória de Setúbal de nome Jacinto João, o JJ que punha os olhos em bico aos defesas das equipas adversárias. Ao fundo e à espera do fim da refeição estão os miúdos do Kimbo à espera que lhes dêem as sobras da comida para eles e também para levarem para os irmãos.

Durante o almoço o padeiro Virgílio distribuía um pão por cada militar que duraria até ao pequeno almoço do dia seguinte. Ao seu lado com o prato na mão está o quarteleiro "Silva" e mais atrás com a bóina na cabeça encontra-se o cabo enfermeiro Deodato.                      




                                                 
O Virgílio e os seus ajudantes nativos Ganguelas já com os pães formados para irem ao forno a cozer.


O condutor Teixeira em mais um carregamento de lenha para as cozinhas e forno do pão. Quando necessário era formado um piquete para a recolha de lenha para a Companhia.
                       
No Depósito de Géneros com os enlatados.                                                                                                        
                                                                                                     

Na Messe de Sargentos: furriéis Araújo, Leitão e Fernando Ferreira.
Nós tínhamos uma pequena cozinha separada da do Rancho Geral e o cozinheiro era um Ganguela nativo de nome Domingos (nós chamávamos de Domingué...
                      



O furriél Agostinha era um adorador de massas. Batia-se com um prato cheio de esparguete com molho de tomate e não bebia álcool, só sumos.   Todos os dias à hora do almoço ele queria que tomasse-mos um comprimido para evitar o paludismo (malária).


                                                                                                          
A trabalhar no meu escritório que ficava na traseira da secretaria dos primeiros sargentos e perto do gabinete do Capitão Santos. Era ali que elaborava as ementas das refeições e os mapas da contabilidade para apresentar ao Comando Militar da Intendência em Luanda. O supervisor era o Sargento Neto que parece-me tê-lo reconhecido uns anos mais tarde no Metro em Lisboa.


                                                                                                            
No chão do Depósito de Géneros encontram-se a secar várias peças de carne de caça dos animais abatidos na Quirungosa.

Já que a arca frigorífica não funcionava servia para pendurar o bacalhau que tinha vindo húmido de Serpa Pinto e assim podia secar melhor. Nunca cheguei a saber quem molhava o bacalhau, se era na Manutenção Militar em Serpa Pinto ou os camionistas do MVL, para compensar o que eles comiam na viagem.










As vélhinhas arcas a petróleo que serviam para manter a carne congelada bem como o peixe que eu tenho nas mãos. Eram cachuchos que serviam para fritar mas com um aspecto de estarem naquele estado já há imenso tempo. Nós não tínhamos alternativa se quiséssemos comer peixe.




Eu, o padeiro y sus muchachos.
Eu era o mais branco mas às vezes os ajudantes do Virgílio de tanta farinha que tinham no corpo pareciam mais cabritos que negros.




1 comentário:

  1. Eu era o vaguemestre, responsável pelo Rancho Geral e tudo o que tinha a ver com a alimentação de toda a Companhia.

    ResponderEliminar